title-card

Uma webcam, um carro e um marca-passo. Perturbadoramente, hoje em dia o que isso tudo tem em comum é a inserção em um mundo cada vez mais conectado e apressado. As maravilhas da comunicação moderna facilitam em muito saber se o leite na geladeira está lá há tempo demais ou se o bebê está dormindo bem; mas no mercado de dispositivos assim, produtos são empurrados para o consumidor e não necessariamente a continuidade do suporte é mantida, e um belo dia seu ar condicionado está atacando a internet da Libéria.

A comunidade maker sabe muito bem o que está fazendo e conta com uma série de plataformas legais para revolucionar o mundo. Ainda assim, para cada entusiasta preocupado com a segurança do seu Raspberry Pi temos uma infinidade de produtos direcionados para o consumidor que não está exatamente preocupado em trocar o usuário e senha padrão do seu roteador.

Nesta apresentação falo sobre causos curiosos de ataques e vulnerabilidades nos eletrônicos do nosso dia-a-dia, algumas das tecnologias que tendem a aparecer em breve; e como tentar minimizar a possibilidade de ser vítima de insegurança de algo que você trouxe para casa.

Slides

PDF (minificado)

Referências

Por aí